Home / Nutrição / Parecem inofensivos, mas estes alimentos têm muito sódio!

Parecem inofensivos, mas estes alimentos têm muito sódio!

São geralmente os primeiros a que se recorre quando se começa uma dieta saudável, mas é preciso ter atenção ao nível de sódio que contêm.

queijo-cottage-dieta

Peito de peru, queijo cottage, pão integral… são alimentos que não devem faltar numa dieta saudável?

Saiba que apesar das propriedades benéficas podem conter uma quantidade elevada de sódio – que em excesso é um dos maiores inimigos do coração.

Segundo a Dra. Paula Vasconcelos, nutricionista em São Paulo, o sódio tem funções importantes no organismo como facilitar a contração muscular. Mas “em excesso, este mineral provoca a libertação de algumas hormonas que provocam retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea que pode sobrecarregar o coração”.

Portanto, fazer um grande consumo destes alimentos pode ser “perigoso, principalmente para quem já sofre hipertensão arterial”, avisa.

A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo de 5g de sal por dia (ou uma colher de chá) – equivalente a 2.000mg de sódio. De acordo com os especialistas os alimentos com uma quantidade elevada de sódio são aqueles que contêm a partir de 400mg de sódio em 100g ou 100ml. Produtos industrializados, enlatados, conservas, processados e fumados costumam ser os que mais sódio contêm, pois dá sabor e ajuda a conservar os alimentos.

Mas e os que são teoricamente saudáveis, mas contêm uma grande quantidade de sódio? A nutricionista revelou à revista Boa Forma os seis alimentos considerados inofensivos que mais sódio contêm: peito de peru fumado (880mg de sódio em 100g), bolachas água e sal (744mg de sódio em 100g), pão integral (552mg de sódio em 100g), queijo cottage (405mg de sódio em 100g), Cereais integrais (372g de sódio em 100g), atum enlatado (352m de sódio em 100g).

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com

Veja também

Beber cerveja protege o cérebro contra Alzheimer. Será?

A queridinha dos happy hours ataca novamente. A ciência já sabe que a cerveja diminui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *